ABERTURA




  

- A Central de Atendimento ao Telespectador (CAT) da Rede Globo registrou muitas ligações de telespectadores interessados nos itens exibidos na abertura da novela, que mostrava uma noiva se maquiando com produtos de uma empresa de cosméticos. A abertura foi criada pela equipe de Hans Donner. 



AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS 



- Por meio de novos personagens e tramas que não existiam na versão original da novela, o remake abordou temas como a diferença de classes e o preconceito racial. A personagem Vivian (Taís Araújo) combate o racismo e defende os direitos dos negros, atuando como porta-voz de questões como a participação no mercado de trabalho e o acesso às universidades. 
Anjo Mau também abordou a violência sexual, por meio da tentativa de estupro de Vivian por Ricardo (Leonardo Brício). Após a agressão, Vivian se dirige ao Instituto Médico Legal e submete-se a exame de corpo de delito. A novela informou todos os passos que a mulher deve tomar em um caso como esse. Na trama, Ricardo se transforma em uma pessoa melhor, desculpa-se, e é absolvido em seu julgamento. Ele e Vivian se casam no final da trama. 

- A reinserção social de um menor abandonado foi outra questão importante inserida na novela. Atendendo a um pedido de Ricardo, que passou a dedicar-se às causas sociais, Alzira (Regina Dourado) adota um menino de rua, dando-lhe a oportunidade de conviver em família. Em seguida, cria um orfanato em sua própria casa.


FONTES 

 [Depoimentos concedidos ao Memória Globo por:  Maria Adelaide Amaral (09/02/2006), Mauro Mendonça (05/11/2007); Boletim Especial de Programação da Rede Globo, 09/1997; Centro de Documentação da TV Globo (Cedoc); “‘Anjo mau’ sai do fundo do baú” In: Jornal do Brasil, 30/06/1997; JARDIM, Vera. “Lá vem a noiva da Avon” In: Jornal do Brasil, 09/11/1997; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: Programas de Dramaturgia & Entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; MEMÓRIA GLOBO. Autores – Histórias da Teledramaturgia. São Paulo, Editora Globo, 2008; MEMÓRIA GLOBO. Guia Ilustrado TV Globo - Novelas e Minisséries. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2010]

Nenhum comentário:

Postar um comentário